Órgão Financiador: Agência Nacional de Energia Elétrica ANEEL
Data:07/07/2010
Objetivo:O objetivo principal deste projeto é otimizar, através de cálculos “ab initio”, dados termodinâmicos de reações de combustão das várias espécies químicas potencialmente aplicáveis como combustíveis em turbinas à gás estacionárias.
Resultados termodinâmicos, na sua maioria disponíveis na literatura, podem ser empregados como dados de entrada em programas de simulação computacional que visam estudar como bio-combutíveis, entre outros, podem eventualmente substituir o gás natural na co-geração de energia elétrica. Dentre estes programas de simulação computacional que envolve cinética química, destaca-se o Chemkin – Chemical Kinetics, largamente empregado nestes estudos de viabilidade.
Mais recentemente, o Fluent, junção do Chemkin com outro que trata da Dinâmica de Flúidos Computacional, permitiu estudar estes processos nas condições da câmara de combustão da turbina. Ambos empregam bibliotecas de dados termodinâmicos e cinéticos das várias reações envolvidas no processo de queima de todos os tipos de combustíveis e necessitam ter seus valores verificados e aprimorados através de cálculos “ab initio”, pois trabalhos de pesquisadores independentes indicam discrepâncias entre os dados das bibliotecas desses programas. Desta forma, este projeto construirá uma base de dados termodinâmicos e cinéticos baseados em cálculos “ab initio” que pretende ser um refinamento dos empregados na atualidade aumentando a confiabilidade dos resultados gerados nestas simulações computacionais que envolvem estes modelos de combustão.
Como objetivo secundário, pela aquisição de versões “full” do CHEMKIN e FLUENT, pretende-se desenvolver um estudo de viabilidade técnica de emprego de combustíveis alternativos ao gás natural em turbinas a gás estacionárias como as empregadas nas Usinas Termelétricas (UTEs).